Olha, vou te falar, poucas coisas dão tanto desespero quanto ficar sem energia em casa, né? Imagina só: você tá lá, tranquilo, mexendo no celular, e de repente, puff! Tudo apaga. Ou pior: tá na hora de tomar aquele banho quentinho e, quando vai ligar o chuveiro, ele não esquenta de jeito nenhum. A primeira coisa que a gente faz é tentar dar um jeito por conta própria, mas vou te dizer, quando o assunto é eletricidade, o melhor mesmo é chamar um eletricista de confiança, especialmente aqui no bairro Concórdia, em BH.
Eu, que não entendo nada de fios e tomadas, sempre fico na dúvida de quando realmente preciso chamar um profissional. Mas vou te contar, com o tempo aprendi que, quando se trata de eletricidade, o certo é não arriscar. Vou te mostrar por que ter um bom eletricista por perto é essencial.
Muita gente só pensa em chamar um eletricista quando já tá no meio do problema. E aí é aquele desespero, correria pra achar alguém que possa resolver o mais rápido possível. Mas sabe o que é melhor? Não esperar as coisas darem errado pra tomar uma atitude. Tem várias situações que são sinais claros de que você já devia ter ligado pra um eletricista, e vou te contar algumas delas.
Aqui no Concórdia, como em muitos bairros de BH, tem muita casa mais antiga. O que, por um lado, é ótimo – afinal, essas casas têm aquele charme, não é? –, mas por outro, tem um problema: a fiação, muitas vezes, é da época em que televisão de tubo ainda era novidade. E a gente sabe que, hoje em dia, com tanto aparelho eletrônico que a gente usa ao mesmo tempo, a carga elétrica é muito maior. Se a fiação não foi trocada, isso pode virar uma bomba-relógio.
Por exemplo, sabe quando você liga um aparelho mais potente, como um micro-ondas ou o ar-condicionado, e as luzes dão aquela piscada? Isso é um sinal de que sua instalação elétrica pode não estar dando conta do recado. Nessa hora, a melhor coisa a fazer é chamar um eletricista, que vai verificar se os fios estão em bom estado ou se precisa trocar tudo. E vou te falar, melhor resolver agora do que esperar um curto-circuito acontecer.
Você já percebeu que, antigamente, a gente não precisava de tanta tomada em casa? Hoje em dia, é celular, tablet, televisão, computador, máquina de lavar, geladeira, ar-condicionado… A lista não acaba mais! E claro, quanto mais aparelhos, mais carga a rede elétrica precisa suportar. Se você vai instalar algum eletrodoméstico novo, como um chuveiro elétrico potente ou um ar-condicionado, vale a pena chamar o eletricista pra fazer uma revisão. Ele vai garantir que a rede elétrica aguente o tranco, sem risco de sobrecarregar tudo e queimar algum equipamento.
Aqui em casa, por exemplo, quando comprei um forno elétrico, o eletricista teve que puxar uma fiação nova só pra ele, porque a instalação antiga não dava conta. Imagina se eu tivesse ligado direto na tomada? Provavelmente ia queimar o forno, e olha o prejuízo!
Se tem uma coisa que a gente nunca deve ignorar é tomada dando choque. Tem gente que acha que é normal, ou que é só um “choquinho”. Mas, na real, isso pode ser sinal de que tem algo muito errado com a parte elétrica da sua casa. Pode ser fiação desencapada, tomada mal instalada ou até mesmo problemas no aterramento. E vou te falar, isso é um baita risco, porque choque elétrico não é brincadeira.
Eu conheço uma história de uma vizinha que sempre sentia uns choquinhos quando mexia na geladeira. Achava que era bobeira e nunca chamou um eletricista. Um belo dia, a geladeira queimou e ela teve que gastar muito mais pra consertar, sendo que o problema poderia ter sido resolvido com uma simples troca de tomada.