O que causa um curto-circuito elétrico?

11/08/2020

Pegou fogo? Tem cheiro de queimado?  A fiação da sua casa está em curto e você não sabe o que fazer nessa situação?

Então veja como ocorre um curto circuito e como resolver os problemas na fiação elétrica do seu imóvel.

Foto: Reprodução Getty Imagens

O termo curto-circuito é frequentemente usado de forma incorreta para se referir a qualquer problema na fiação em um circuito elétrico.

Desse modo, um curto-circuito é a uma condição específica na qual a eletricidade se dispersa para fora do caminho estabelecido de um circuito elétrico.

O eletricista fará um orçamento de acordo com as condições das instalações elétricas do imóvel e os reparos que são necessários.

Somente um eletricista capacitado pode realizar a correta identificação do problema elétrico.

Definição de um curto-circuito

Primeiramente como o nome indica, um curto-circuito é uma condição em que o fluxo elétrico completa a sua jornada por meio de uma distância mais curta do que a apresentada na fiação estabelecida.

Foto: Reprodução Getty Imagens

Assim por natureza, a eletricidade procura retornar ao aterramento e, em um circuito em funcionamento adequado, isso significa que a corrente flui através do circuito de fiação estabelecido de volta para o painel de serviço e de volta através dos fios da rede elétrica.

Foto: Reprodução Getty Imagens

No entanto, se as conexões dentro da fiação se afrouxar ou quebrar, a corrente elétrica pode “vazar”. Nesse caso, a corrente elétrica procura instantaneamente retornar ao solo por um caminho mais curto.

Esse caminho pode muito bem ser através de materiais inflamáveis ​​ou até mesmo através de um ser humano. Por isso um curto-circuito apresenta o perigo de incêndio ou choque letal.

A razão para isso acontecer é que esses outros materiais oferecem um caminho de menor resistência do que a apresentada na fiação de cobre de um circuito.

Foto: Reprodução Getty Imagens

Por exemplo, em um interruptor de luz com fiação defeituosa ou uma conexão de fio solta, se o fio quente de cobre descascado tocar a caixa elétrica de metal ou uma placa frontal de metal no interruptor, a corrente irá saltar para qualquer caminho que ofereça a menor resistência, o que poderia muito bem ser por meio do dedo, da mão e do corpo de quem está tocando o botão.

Como consertar um curto circuito?

É necessária a contratação de um profissional capacitado para solucionar os problemas de instalação elétrica.

Desse modo, tentar solucionar problemas elétricos sem experiência profissional é perigoso e pode causar acidentes e incêndios.

Foto: Reprodução Getty Imagens

Se houver dúvidas e necessidade de contratar um profissional entre em contato aqui com os nossos profissionais.

Será um prazer sanar suas dúvidas e auxiliá-lo na restauração da fiação elétrica do seu imóvel.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricista

eletrecistas eletrecistas eletrecistas EM BH